A Creche Casa Viva!

A Creche Casa Viva, no ano 2000, através da sua idealizadora, Sheila Gelecihman, motivada pelo desejo em querer proteger bebês e crianças pequenas que viviam em vulnerabilidade social e econômica, que por muitas vezes, ficavam em situação de risco e abandono para que suas mães pudessem trabalhar, iniciou o seu trabalho assistindo 25 crianças de 3 meses até 4 anos, gratuitamente, em horário integral. Sua proposta de ação foi construir um espaço escolar seguro e planejado, garantindo cuidados, alimentação e ensino de qualidade, aonde essas mães poderiam ir lutar pelo pão de cada dia, deixando seus filhos em segurança, recebendo todos os cuidados necessários para o desenvolvimento integral da sua criança.

Atualmente atendemos a 121 crianças de 01 a 05 anos e 11 meses, gratuitamente, em horário integral, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Oferece 4 (quatro) refeições diárias e todos os cuidados necessários para a faixa etária, juntamente com um trabalho pedagógico fundamentado na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dirigido ao desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais da criança.

Programa pedagógico

Nossa proposta pedagógica é sociointeracionista, ou seja, compreendemos a criança como um ser em estágio especial de desenvolvimento, inserido em contextos sociais específicos, e como um sujeito ativo no processo de construção de conhecimento.

Assim, o trabalho pedagógico está voltado para a valorização de cada criança e de sua interação sociocultural, de modo que ela possa desenvolver sua autonomia, identidade e espírito de cooperação e solidariedade. Logo, consideramos que o conhecimento é construído num processo contínuo e dinâmico, na interação com o meio no qual a criança vive.

A criança entra em contato com o conhecimento por meio de representações de jogos simbólicos, dos brinquedos e das brincadeiras. Essa ludicidade propicia o desenvolvimento da construção da personalidade, das relações interpessoais, do conhecimento lógico-matemático e da linguagem. Criamos, assim, um espaço educativo onde a criança pode conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer.

Organização Curricular

Para atingirmos os objetivos curriculares estabelecidos pelo BNCC, trabalhamos com uma grade diversificada composta por atividades pedagógicas integradas, organizadas em torno de um tema gerador e realizadas em diferentes ambientes de aprendizagem (sala de aula, contação de histórias, artes, jogos, dramatização, recreação e etc).

A grade enfatiza aos seguintes trabalhos: psicomotricidade (explorando o corpo, ritmos e espaços); linguagem verbal e não verbal (ampliação do vocabulário, grafismo, artes plásticas); raciocínio lógico-matemático (classificação, seriação, equivalência, pertinência); identidade e esquema corporal; ciência e sociedade (fenômenos e elementos naturais, memória cultural e social).

Toda nossa proposta está baseada nas Áreas do Conhecimento:

  • Conviver;
  • Brincar;
  • Participar;
  • Explorar;
  • Expressar;
  • Conhecer-se.

E nos campos das experiências:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Turmas

As crianças são agrupadas pela faixa etária e/ou visando melhor atendimento, segundo a necessidade da criança da seguinte forma:

  • Berçário II - de 01 ano a 01 anos e 11 meses
  • Maternal I - de 02 anos a 02 anos e 11 meses
  • Maternal II - de 03 anos a 03 anos e 11 meses
  • Pré-escola I - de 04 anos a 04 anos e 11 meses
  • Pré-Escola ll - de 05 anos a 05 anos e 11 meses
Sistema de avaliação

A avaliação na Creche Casa Viva não tem natureza reprobatória, pois ela se desenvolve em um processo contínuo e integral. Ela assume, essencialmente, um aspecto orientador, possibilitando ao professor acompanhar, passo a passo, os progressos das crianças e reorganizar as estratégias, sempre que necessário.

Os resultados do desenvolvimento do aluno são registrados em fichas de observação e de acompanhamento e, no final de cada semestre, é elaborado relatório contendo uma síntese do seu desenvolvimento e das atividades realizadas.

A avaliação deve contemplar as múltiplas dimensões do desenvolvimento infantil, incluindo as formas de comunicação e expressão, os recursos que a criança utiliza para elaborar novos conhecimentos, as relações sociais e afetivas que ela estabelece com os companheiros e adultos, sua autoestima, seu crescimento físico e suas habilidades motoras.

Conselho de Classe

A Reunião do Conselho de Classe (COC) é realizada bimestralmente e tem como objetivo reunir todo o corpo técnico e docente da escola para repensar o desempenho e o desenvolvimento das crianças no que diz respeito aos aspectos cognitivos, culturais, afetivos e sociais.

Nesta reunião são decididas novas atitudes para melhoria da qualidade do trabalho escolar, na qual todos os elementos em integração tornarão dinâmica a ação didática.

Em uma pauta, são registrados os casos especiais, decisões tomadas e todos os momentos vivenciados durante COC, assinada pela equipe pedagógica e direção e arquivado na Direção-geral.

Acompanhamento diário em agenda escolar

A instituição fornece uma agenda escolar no início do ano letivo que serve de meio de comunicação entre a comunidade da Creche e o responsável pelo aluno. Nesta agenda irão informações sobre o dia do aluno, além dos avisos de reuniões ou qualquer outra informação importante, tanto da parte da Creche como da parte da família da criança. O responsável pela criança e a professora lêem e assinam todos os dias a agenda.

Reunião bimestral professores e pais

A equipe pedagógica realiza reuniões bimestrais com os pais das crianças para a troca de informações. São várias as propostas desses encontros que têm o objetivo de informar sobre a vida escolar de seus filhos e a rotina da creche, explanar sobre as propostas pedagógicas, esclarecer dúvidas, orientar sobre as etapas do desenvolvimento infantil e fortalecer os laços entre família e comunidade escolar.

Reuniões Periódicas com Corpo Técnico e Docente

Realizamos, mensalmente, um centro de estudos e capacitação com temas pertinentes à educação infantil para aperfeiçoamento e, engrandecimento do corpo docente e troca de experiências.

Relação Professor-Criança

O objetivo do professor é colaborar na implementação de uma escola de qualidade, que favoreça o desenvolvimento do sujeito, que considere os conhecimentos e valores culturais que as crianças já possuem e que amplie os conhecimentos da autonomia, da cooperação, da criatividade, da capacidade crítica e da formação do autoconhecimento positivo.

Conheça a rotina da creche!

Durante todo o dia, das 8h às 17h, a rotina é planejada para o melhor aproveitamento e desenvolvimento das nossas crianças.

- 8h20min: lanche da manhã e início das atividades pedagógicas, como artes plásticas, músicas, jogos, teatro, contação de histórias etc.;

- 11h: almoço, higiene e descanso. Hora de relaxar e tirar aquele soninho;

- 13h30min: acordar e lanchar para darmos continuidade às atividades pedagógicas;

- 15h: fazer a higiene completa, com aquele banho gostoso;

- 16h30min: jantar e ao terminar vamos para higiene bucal;

- 17h: horário da saída.

Como Colaborar?

Escolha a melhor forma:
Doação Financeira

Você doa regularmente com o valor da sua escolha, para o custeio e manutenção da educação integral das 121 crianças de 01 a 05 anos.

Faça agora sua doação
Doação de Alimentos

Confira a lista de alimentos não perecíveis que utilizamos mensalmente.

Faça agora sua doação
Doação de Material Pedagógico

Confira a lista de materiais para uso escolar que utilizamos mensalmente.

Faça agora sua doação
Doação de Material de Limpeza e Higiene

Confira a lista de materiais para uso escolar que utilizamos mensalmente.

Faça agora sua doação